CRAS/SEMAST completa mais uma etapa na distribuição de alimentos do PAA



A Secretaria Municipal de Assistência Social de Buritis, através do CRAS finalizou, nessa semana, mais uma etapa da distribuição de alimentos do Programa de Aquisição Alimentar. A parceria entre o poder estadual e municipal permitiu o enriquecimento da composição alimentar na mesa dos cidadãos assistidos pela Casa da Família. Os alimentos são repassados pela Semagri a várias instituições municipais e estas tratam de fazer a distribuição à sua clientela.

Quanto à parte que toca ao Centro de Referência em Assistência Social  repartido entre usuários inscritos nos programas sociais da SEMAST e cidadãos previamente cadastrados, declarados em situação de vulnerabilidade social. Ainda que a demanda seja grande devido aos efeitos da pandeia, a equipe de servidores do CRAS, esforça pela equidade na distribuição dos víveres que compõem o kit PAA. Essa composição de alimentos é constituída principalmente por produtos hortifrutigranjeiros, adquiridos de pequenos produtores de nosso município.

No entanto, a variedade dos itens que compõem o kit alimentar depende da disponibilidade do que é comprado e repassado pelo Programa. Por isso há essa variação da composição do kit de uma semana para a outra, acompanhando ainda a safra de determinados produtos na nossa região.

Entre outubro e início de novembro, o CRAS\SEMAST distribuiu 05 toneladas e meia de alimentos provenientes do Programa de Aquisição Alimentar. Além disso, foram distribuídas quase 800 (oitocentas) cestas básicas, milhares de máscaras de proteção facial, dezenas de colchões e trezentas recargas de gás para a população carente, isso tudo em meio à força da pandemia causada pelo  novo corona vírus. Para a coordenadora Saionara Faria, isso demonstra o comprometimento social e a responsabilidade dessa instituição com a população carente "pois temos um compromisso sério empenhado em cumprir nossas competências e promover o bem estar de nossa população". 





O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das principais políticas de apoio e incentivo à agricultura familiar no Brasil, criado pela Lei 10.696, de 02 de julho de 2003. Por meio dessa iniciativa, agricultores, cooperativas e associações vendem seus produtos para órgãos públicos. Por meio do programa, os órgãos compram os alimentos da agricultura familiar, sem necessidade de licitação, e os destinam às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, à rede socioassistencial, aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e à rede pública e filantrópica de ensino. Em 2019, essa iniciativa disponibilizou mais de 285 milhões de reais para os pequenos agricultores pelo Ministério da Cidadania para compras institucionais. O valor é o mais alto registrado desde a criação do PAA.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma nova e impactante revelação sobre o Santo Sudário que poderia confirmar sua autenticidade

Alunas da Escola Paulo Freire são medalhas de ouro em Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Procurando Dico