Câmara de Vereadores de Buritis tem novo endereço


Na última quarta-feira, 29/04, visitamos o novo endereço onde já está funcionando a Câmara de Vereadores de Buritis. Quem nos recebeu para esse tour foi o próprio diretor da Casa, Ademir Rodrigues. Sobre o novo prédio, a obra está parcialmente concluída, já que ela foi planejada em duas etapas, sendo finalizada nesse momento a primeira, restando agora a construção dos complexos da segunda etapa e que tem, principalmente, o plenário como foco.
          Localizado em uma área privilegiada no centro da cidade, o novo prédio tem a seu favor a acessibilidade e visibilidade do publico. Mas precisamos ressaltar que o aperto é o mesmo, um pecado que o cidadão buritisense vai demorar esquecer em vista da grandiosidade de nosso município. Nossa casa de Leis merecia mais. Quem sabe até um jardim em seu paço. todavia, voltemos à realidade. Mas construíram um aglomerado de quartos pequenos distribuídos em dois corredores.



         O fato de se construir uma Câmara sem plenário (nesse momento) foi motivo de muita conversa e brincadeira entre os populares buritisenses, pois nunca antes na história desse município coisa tal se havia feito. Mas, os nobres superaram essa fase e a maioria está feliz em seus novos gabinetes alviverdes.
         Com Ademir, conhecemos as repartições da Casa que como toda casa tem quartos, salas, cozinhas e... banheiros. Por contar banheiros, o diferencial dessa nova Casa dos Onze são eles, isso porque temos quase meia dúzia deles, em contraste com o velho endereço que não tinha nem o terço disso. A nova Casa tem banheiros para atender bem a todo o público, indiscriminadamente, banheiros para elas, banheiros para eles, inclusive banheiro adaptado pra pessoas com mobilidade reduzida. Segue o corredor e dobre a esquerda ou a direita. Depende do lado que você vai.




          Sobre os gabinete de vereadores, vamos observar que foi mais de uma dezenas de salas construídas em um trecho pequeno de terreno. Logo, os gabinetes são mesmos isso aí: gabinetes. As salas medem cerca de 2 m x 2 m. Pelo menos, se isso serve de consolo, cada um tem seu próprio aparelho de ar condicionado, além de uma economia de 90 mil reais/ano. São onze salas dedicadas aos nobres e seus assessores. Assim o espaço desestimula qualquer discussão pelo aumento no número de representantes de 11 para 13. Vai demorar algumas luas para que isso ocorra.
          Com os procedimentos restritivos impostos pela Covid-19, as sessões têm sido virtual, via aplicativo de vídeoconferência. Com isso, o diretor e sua equipe estão tendo tempo para organizarem a Casa e o espaço que servirá de plenário para as sessões legislativas. Por falar em plenário, o diretor Ademir Rodrigues nos levou ao espaço que, por ora, servirá para a plenária dos vereadores. Trata-se do auditório na Escola Municipal Paulo Freire. O espaço passou por reformas após um incêndio e agora com o aval da SEMECE, atenderá também a necessidade da Casa dos Onze. Foram instalados as poltronas, as bancas dos vereadores, a mesa da diretoria e a tribuna. O diretor só aguardava a instalação dos aparelhos de ar condicionado naquela data (29/04). Bem possível que, com o retorno presencial das sessões, o auditório da Paulo Freire pegue fogo novamente. Mas que dessa vez seja pelo calor das discussões dos assuntos de interesse do nosso povo.
          Sobre a construção do prédio do plenário da Câmara dos Vereadores de Buritis, será um longo caminho. Vemos isso tão longe que, possivelmente, será uma história para a geração pós-coronavirus.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma nova e impactante revelação sobre o Santo Sudário que poderia confirmar sua autenticidade

Alunas da Escola Paulo Freire são medalhas de ouro em Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Procurando Dico