Como amenizar o efeito da relação calor x dor de cabeça


É bem provável que você ou alguém próximo tenha reclamado ultimamente de dor na cabeça ou de cabeça. Para os técnicos: a cefaleia. Esse clamor tem sido mais recorrente nesses últimos dias por causa do aumento da temperatura.
          Gente buritisense, está tão quente, mas tão quente que até parece que o quarto anjo apocalíptico já jogou sua taça da ira divina no Sol para aumentar a temperatura e, dando tudo certo, sapecar alguns dos humanos começando pela cabeça. Essas dores de cabeça ou cefaleia tem um jeitinho para amenizá-las. Beleza, tá  certo que os analgésicos costumam resolver o problema e entraram mesmo na lista de compras do mês. Porém, existe alguns procedimentos práticos que podem ajudar a prevenir a cefaleia. Mas já vamos avançar e dar uma dica valiosa: Beba sempre água. De preferência filtrada , tratada ou fervida.
         De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos Estados Unidos, envolvendo sete mil pacientes, a incidência de dores na cabeça causadas por enxaqueca, tensão ou outras causas crescem em cerca de 7,5% para cada 5°C a mais na temperatura. Entretanto, não é só o calor que influencia a incidência das crises. Outros fatores ambientais como pressão, umidade e poluição do ar também podem causar as dores. A explicação para o surgimento da dor de cabeça é simples: o calor costuma causar desidratação e ela desequilibra o processo de entrada e saída de sódio e potássio das células, causando um distúrbio no metabolismo que facilita a cefaleia
         Comer de mais e de menos. Os dois hábitos são prejudiciais. Bebidas alcoólicas e alimentos ricos em açúcar, gorduras, corantes e cafeína são conhecidos como gatilhos de dor de cabeça. Porém, segundo a especialista Thaís Villa, o jejum prolongado é um provocador ainda mais importante. No caso do álcool, essas crises ocorrem em pessoas predispostas à dor de cabeça, e no caso do jejum ou excessos na alimentação, a variação dos níveis de açúcar no sangue, causando a dor.
          A neurologista indica como prevenção fazer uma alimentação equilibrada, cuidando para fazer os pequenos lanchinhos entre as refeições, a cada quatro horas. Além disso, é sempre bom evitar o exagero das bebidas alcoólicas.

Com informações do portal minhavida.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma nova e impactante revelação sobre o Santo Sudário que poderia confirmar sua autenticidade

Alunas da Escola Paulo Freire são medalhas de ouro em Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Procurando Dico