Infidelidade financeira causa mais divórcio que traição


Em sua série de estudos intitulada Arrumando a bagunça na minha vida, o Pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Buritis, pr. Sérgio Pereira, apresentou como tema de estudos da noite dessa terça-feira, 18/06, o tópico Desequilíbrio Financeiro. De uma maneira bem humorada, o reverendo ministrou sobre os fatores e a consequência da falta de planejamento financeiro. Além disso, ele passou orientações práticas para a multidão que tem comparecido ao templo para ouvi-lo. O que chamou a atenção deste blog foi a informação de estudo do Pr. Sérgio Pereira sobre os divórcios de casais, sendo a infidelidade financeira a principal causa. Leia abaixo a matéria que encontramos sobre o fato. A matéria foi publicada em 13 de julho de 2018.


56% DOS DIVÓRCIOS SÃO PROVOCADOS POR INFIDELIDADE FINANCEIRA
O dinheiro chega a ser apontado como a principal causa das brigas entre os casais. Uma pesquisa feita no Reino Unido pela Serasa Experian, com 3 mil pessoas, apontou que questões financeiras representaram 56% das causas de divórcios. De acordo com os especialistas da Serasa, os estudos britânicos se aplicam totalmente à realidade brasileira.
“As finanças são uma parte importante do casamento. O dinheiro ajuda na realização dos objetivos e sonhos, seja uma viagem, a compra da casa própria, a troca do carro, a qualificação profissional, ter filhos. Se o assunto dinheiro for um tabu e não houver uma conversa franca, se um dos dois ou os dois esconderem parte dos gastos, tudo isso pode trazer grandes impactos negativos ao relacionamento”, destaca Joyce Carla, especialista do SerasaConsumidor.
É inegável que duas rendas somadas abrem o leque de possibilidades futuras e, com um planejamento adequado, fortalece a união entre casais. O problema é quando um dos lados, ou até mesmo os dois, “traem” as aspirações de qualidade de vida pautadas num planejamento financeiro.
“As brigas e os julgamentos equivocados começam a deteriorar a relação. É preciso ponderar as raízes dessa traição com certa indulgência”, diz Calil.
Ser um expert em gestão de finanças pessoais, no entanto, não resolveria o problema totalmente. Um olhar mais sensível e um diálogo transparente são os recursos mais eficazes sugeridos pelo especialista. Além de ter relação direta com a personalidade de cada um, os motivos para omitir as questões financeiras ou mentir sobre elas podem estar ligados à maturidade e à proximidade de marido e mulher.
ASSUNTO TÃO ÍNTIMO E DELICADO QUANTO SEXO
“Um relacionamento deve prosperar em outros aspectos antes que comece a sessão ‘aponta-dedos’ em relação aos gastos da vida a dois. Nada adianta ter um bom planejamento se as questões afetivas ainda estão mal resolvidas. Não deve haver tabus quando se trata de finanças. É um assunto tão íntimo e delicado quanto sexo”, conclui.
O casal Rose e Elias Lima, do Rio de Janeiro, sentiu na pele o que a infidelidade financeira pode fazer com um casamento. Casados há 28 anos, pais de três filhas, eles viveram uma crise que começou porque Rose achava que não deveria “prestar contas” para o marido:
“Sempre trabalhei e ganhava muito dinheiro. Como meu marido também tinha uma situação financeira confortável, eu não falava quanto eu ganhava para ele, gastava todo o meu salário com com coisas para mim e ainda gastava o dinheiro dele. Quando me enrolei com dívidas de cartão de crédito e cheque especial, eu também não contei para ele. E foi nessa época que ele perdeu o emprego numa grande empresa e a estabilidade financeira”, conta ela.
Ao mesmo tempo, uma das filhas do casal teve um câncer, precisou fazer cirurgias, quimioterapia e faltava dinheiro até para os medicamentos que ela precisava tomar. E eles nem tinham mais crédito na praça.
“Fomos buscar ajuda em treinamentos na área de educação financeira e hoje não só falamos sobre dinheiro, mas dividimos as despesas e fazemos planilha de tudo o que entra e o que sai, anotamos cada água ou café comprados. Elias foi empreender e atualmente trabalha como representante comercial de materiais de construção. Ainda estamos regularizando nossa dívida, que era de R$ 400 mil e hoje está em R$ 100 mil. Mas estamos felizes e unidos”, garante Rose.

Fonte: dumoney.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma nova e impactante revelação sobre o Santo Sudário que poderia confirmar sua autenticidade

Alunas da Escola Paulo Freire são medalhas de ouro em Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Procurando Dico