A. Aegypti desafia buritisenses e quer título de cidadão honorário


Após os primeiros arrastões dos Agentes de Saúde no combate aos focos de dengue, ficou constatada a gravidade da situação de Buritis quanto ao combate do Aedes Aegypti. Foram detectados inúmeros criadouros nos setores onde ocorreu a varredura.
Buritis virou a Sodoma do mosquito listrado. Em cada poça d’ água um cabaré do Aedes lotado de mosquitinhas com fogo no... Minha poça, minha vida. Antes exigiam água limpa e parada. Agora, nem isso.
 A promiscuidade dessa cambada em Buritis está tanta, mas tanta que basta uma mancha de lama e lá estão eles na sem-vergonhice descarada. Pior que fazem o negócio voando mesmo. São de uma habilidade acrobática impressionante. 
Uma agente até esconjurou o bicho: "Estes mosquitos estão com o Crica no couro. Não procuram nem um cantinho escuro mais". E parece que é verdade mesmo. Até dentro dos templos eles coabitam, sem nenhum pudor, na frente dos fiéis.
O inseto alado não tem tomado conhecimento dos esforços dos agentes em eliminá-los e, assim como os detentos dos presídios brasileiros, têm desafiado o poder público exibindo seu uniformezinho carijó nas nossas fuças. Estão em todos os lugares e cantos. Escolas, igrejas, casas, carros, salas, salinhas e salões.
Estamos na iminência de um surto de dengue na cidade, isto porque esses criadouros não estão apenas restritos às propriedades privadas. Os servidores da Saúde observaram também a grande ocorrência de berçários das larvas em terrenos e espaços públicos, nas vias, bueiros, entulhos à beira das ruas, veículos abandonados, sucatas...
Desesperador e triste. Na contramão, a comunidade buritisense está contribuindo muito bem para a proliferação do “odioso do Egito” e, possivelmente, para uma epidemia de dengue. Isto se ações mais radicais de combates à dengue não forem tomadas.
Quando não eliminamos os focos e criadouros do mosquito, estamos cultivando uma lavoura maldita, cuja colheita poderá se um surto de dengue e outras moléstias. E o preço dessa colheita pode ser muito alto, podendo custar até a vida de pessoas.

Façamos alguma coisa urgente ou teremos que dar o título de Cidadão Honorário ao maldito Aedes! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma nova e impactante revelação sobre o Santo Sudário que poderia confirmar sua autenticidade

Alunas da Escola Paulo Freire são medalhas de ouro em Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Procurando Dico