EXPOBUR 2025: Fritz toca o berrante e declara Feijão Bill bi

Entre os dias 02 e 007 de julho aconteceu a Expobur que é a Exposição de Buritis da Terra da Palmeira. Nessa festa que é tradicional também da Terra Tupinikim, as pessoas bebem, comem, cantam, dançam e montam. Montam em touros, cavalos, cabritos e no que der para montar e desmontar. 

Há também escolhas disso e daquilo como a rainha, a madrinha, a princesa, garota isso. Entre as pessoas que montam, se escolhe o peão campeão que é aquele que senta mais no touro ou cavalo enquanto o bicho salta e ressalta na arena e o narrador metralha palavras e mais palavras no autofalante com música coutry sertaneja ao fundo.

Paralelamente a essas competições, ocorre pelo lado de fora dos muros e cercas do complexo a competição silwnciosa dos Alimentos. Essa competição funciona da seguinte forma: As pessoas que entram vão votando no alimento que desejam ver ganhar o torneio deixando um quilo dele (do alimento) no portão. O alimento deve ser assim cru, perecível e nunca ter sido consumido antes. Então, quando se encerra os dias da Expobur, a comissão recolhedora começa a contagem dos alimentos para declarar o campeão do ano.

Nesse ano, o grande campeão foi o Feijão Bill novamente de novo que foi anunciado ao som do berrante do prefeito presidente Super Fritz. Ele também ganhou (o Feijão Bill. Embora Fritz também tenha ganhado no ano passado) o torneio no ano passado. Logo, ele é bi... bicampeão. Esse ano ele passou das duas toneladas e em segundo lugar, o Açúcar DoceDay com cerca de 0,8 t foi declarada a madrinha. O Arroz Zal, em terceiro, é o princeso, com cerca de 550 kg.

Ainda que o Arroz Zal tenha contestado o resultado da contagem alegando  principalmente um discurso discriminatório estrutural de que todo arroz de terceira não presta, o resultado foi chancelado, empacotado e publicado.

Neste ano, foram arrecadadas cerca de 04 toneladas de alimentos pela Secretaria de Assistência Social do município durante a festa da Expobur. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CarnaCras 2025

Em pronunciamento, Tasso di Tassos não cita Caramelo

Buritis - Semana de retorno das atividades do SCFV